13/06/2007
Plano de Aula
CONTEÚDO:Matemática
DURAÇÃO: 240min (4 aulas)
SÉRIE: 3ª série
OBJETIVOS:
*Construir um brinquedo (cofre do porquinho)a partir da imagem indicada no site
* Explorar a imaginação dos alunos trabalhando a interdisciplinaridade
* Descrever os tamanhos e proporções dos materiais utilizados na construção do brinquedo envolvendo a matemática.
SITE:http://www.ftd.com.br/vaicomecarabrincadeira/ImagensOficConstrBrinquedos/OficinasConstruBrinq_CofrePorquinho01.htm
RECURSO: Roteiro da construção do porquinho
Desenvolvimento:
Os alunos entrarão no site indicado para ver a imagem do porquinho e ler a descrição dos materiais que envolverão as atividades;
Em grupo os alunos deverão reunir os materiais que foram trazidos de casa;
Durante o processo de construção do porquinho os alunos deverão elaborar uma lista contendo todos os componentes envolvidos na construção;
Esta listagem deverá contemplar quantidade, tamanho e formato de cada objeto;
Logo a professora irá entregar um questionário contendo perguntas;
Para construir três porquinhos, quantos objetos deverá ter?
Quantos são reciclados?
Onde podemos encontrá-los?
Qual sua utilidade?
Elaborar o manual das etapas de constução do porquinho detalhando como ocorreu o procedimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Vejam só, esta idéia de aula é interessante, mas se vocês observarem, os alunos não estarão trabalhando com recursos na web, eles apenas receberam uma instrução que foi retirada de um site, eles não manusearam o site, não brincaram, não mexeram com as ferramentas da internet. Vamos pensar aulas usando os recursos da web? Sites nos quais os alunos possam pesquisar, jogar, acessar informações e conteúdos pedagógicos?
Postar um comentário